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Móveis sob medida

Pensados individualmente para cada família

O que é um móvel sob medida? Um móvel sob medida significa que o profissional especializado irá projetá-lo com base na medida exata do imóvel, partindo do zero. Neste formato, cada peça tem um corte específico para encaixar milimetricamente nos espaços.  
Essa técnica permite que os móveis sejam trabalhados de forma mais detalhada e com características especiais (como frisos e molduras diferenciadas), além de preencher todos os espaços. Se o projeto exigir medidas incomuns, profundidades fora de padrão, recortes para colunas e pilares, o móvel vai se adequar a cada necessidade perfeitamente.

A Novaes Ferreira é uma das principais marcas de móveis sob medida de alto padrão, sinônimo de sofisticação e conforto. No mercado moveleiro desde 1992, une marcenaria com tecnologia de ponta e alta qualidade, assinando criações exclusivas com design, funcionalidade e muito estilo. 
Atenção: A Novaes Ferreira tem como matéria-prima básica painéis produzidos a partir de madeiras tropicais provenientes de áreas de reflorestamento. Antes de fechar negócio, é importante verificar a origem da madeira a fim de confirmar a prática do ambientalmente correto.

Há vários estilos dentro da arquitetura. Um deles é o Art Déco , corrente artística originada em Paris na década de 1920. Constitui-se uma mistura de diferentes movimentos, como construtivismo, cubismo, art nouveau e futurismo. No universo da decoração, a Art Déco remete a objetos requintados, com ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Na arquitetura, o estilo está vinculado à utilização de concreto armado como elemento estrutural, além de remeter a fachadas com rigor geométrico e ritmo linear. Victor Brecheret (1894-1955) e o pintor Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) foram artistas brasileiros influenciados pelo Art Déco, estilo que marca obras arquitetônicas como o Cristo Redentor (1931), de Heitor da Silva Costa, Carlos Oswald e Paul Landowsky (cabeça e mãos) e a Torre do Relógio da Estação Central do Brasil (1940), de Roberto Magno de Carvalho e Escritório Robert R. Prentice (Geza Heller e Adalberto Szilard), no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o Estádio do Pacaembu, do Escritório Ramos de Azevedo (1940), e a Biblioteca Mário de Andrade (1942), de Jacques Pilon, são os principais exemplos Art Déco. 

Já a Art Nouveau, nasceu na Europa entre 1890 e 1910. Preocupa-se em tornar objetos industrializados mais agradáveis utilizando-se de formas de animais e vegetais estilizados. É o período dos vitrais, vasos, luminárias, jóias e móveis excêntricos. Na arquitetura, representa um estilo rebuscado no qual se destacam as mesmas formas orgânicas, inspiradas em elementos como folhagens e labaredas. Os edifícios apresentam linhas curvas, irregulares e assimétricas, além de, eventualmente, comportarem mosaicos. Alguns importantes nomes do estilo Art Nouveau foram o escocês Charles Rennie Mackintosh e o belga Victor Horta, na arquitetura; e o tcheco Alphonse Mucha, nas artes. No Brasil, muitas construções em Belém e Manaus, erguidas durante o período de riqueza proporcionado pela borracha, possuem características Art Nouveau. Projeto do arquiteto Carlos Ekman (1866-1940), a Vila Penteado (1902), em São Paulo, hoje pertence à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e é considerada um dos mais representativos exemplos de Art Nouveau da cidade. O francês Victor Dubugras (1868-1933) também deixou vários exemplares Art Nouveau construídos em São Paulo.

O Classicismo resgata formas e elementos decorativos ligados à antiguidade greco-romana. A arquitetura clássica busca harmonia entre os componentes do edifício por meio da simetria e proporção entre as partes que compõem uma construção. A adoção do Classicismo ocorreu na Renascença. Alguns dos principais nomes do Classicismo foram o arquiteto Leon Battista Alberti, Michelangelo e Andrea Palladio.

O Modernismo é um conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design entre 1920 e 1970. Propunha criações mais livres, em detrimento de padrões rígidos de comportamento e estética. A arquitetura moderna brasileira é internacionalmente reconhecida por sua qualidade. Os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernâni Vasconcelos, Jorge Moreira, Lucio Costa e Oscar Niemeyer foram os arquitetos responsáveis pelo desenvolvimento do movimento no Brasil. Entre os principais pensadores do modernismo em arquitetura está o francês Charles-Edouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier. A estética pregada por Le Corbusier exibe planta livre, fachada livre, colunas (pilotis), janelas em fita e terraço jardim. Obras clássicas do modernismo: no Brasil, o edifício Gustavo Capanema (1936-1947), no Rio de Janeiro, projeto de uma equipe de arquitetos brasileiros liderados por Lucio Costa com consultoria de Le Corbusier; na França, a Ville Savoye (1928), de Le Corbusier.

A arquitetura Contemporânea está muito vinculada ao modernismo, como um estilo interessado em romper com o passado, renovando e rejeitando toda a arquitetura aplicada, com ênfase a que enfatizava o uso de ornamentos. Na prática, este movimento ora apresenta releituras dos valores modernos e novas tendências e ora faz algo radicalmente novo. Ou seja, essa corrente relaciona-se com o neo racionalismo (formas geométricas puras, com exclusão de ornamentos), high tech (emprego de materiais de tecnologia avançada que remetem ao futuro), estruturalismo (conecta vários elementos geométricos e tamanhos diferentes, cada qual com um grau de importância e função específica), neo organicismo (formas orgânicas que fazem referência à natureza, reforçando estruturas metálicas), desconstrutivismo (formas não-retilíneas que distorcem e deslocam princípios elementares da arquitetura), lúdica (brinca com o observador de forma fantasiosa e infantil), empirismo (com referências à cultura, às técnicas, aos materiais e aos elementos arquitetônicos da região), regionalismo (busca enquadrar-se ao entorno), revitalização (recuperação de obras danificadas, preservando o exterior com pequenas alterações e fazendo modificações maiores no interior, desde que necessárias), arquitetura sustentável (foco em eficiência energética na construção e na manutenção, aproveitamento de estruturas pré-existentes, especificação de materiais e proteção dos contornos naturais).

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