Esteja de olhos bem abertos ao contratar uma empresa de móveis sob medida. Não são raros os casos de consumidores que reclamam por erro do projeto, material diferente do ofertado e de atraso na entrega/montagem. Às vezes, a ansiedade pode atrapalhar e levar a pessoa a entrar numa fria. “Nos orgulhamos muito de não constar em sites de reclamação e nem de estar na lista de órgãos de defesa do consumidor. Nossa avaliação pelos clientes é extremamente positiva”, comenta Jonas Novaes, diretor de Marketing da Novaes Ferreira.
Antes de fechar negócio é importante:
- Pesquisar e comparar preços e prazos para a finalização do serviço;
- Pegar referências com quem já tenha feito o serviço com a empresa que você pretende contratar;
- Desconfiar de ofertas mirabolantes e prazos de entrega muito curtos.
- Consultar o Cadastro de Reclamações de órgãos de defesa do consumidor e levantar o histórico da empresa. Verificar também se a empresa possui queixas nas redes sociais ou se tem problemas na Justiça.
- Dar preferência para produção própria – que é sinônimo de garantia de entrega, pós-venda agilizada e a segurança de comprar diretamente do fabricante
- Ficar atento à matéria-prima - espessura e tipo de madeira -, aos cuidados que a empresa tem com a montagem e acabamento e se utiliza mão-de-obra própria.
- Solicitar que conste por escrito, na nota fiscal e no contrato, os termos da contratação, com detalhes do projeto e do serviço que será prestado;
- Condicionar o pagamento à finalização do serviço (evite pagamentos à vista);
- Guardar toda a documentação referente à compra dos móveis, inclusive o material publicitário, pois ele também faz parte do contrato, e a empresa deve cumprir o que foi prometido;
- No caso de franquias, se a empresa não for encontrada para a reclamação (fechamento da loja, por exemplo), o franqueador é o responsável pela venda e pelo serviço, mesmo que esteja sediado em outra cidade ou estado.