Outubro é o mês das crianças! Para entender as solicitações frequentes da garotada e dar dicas para projetar os móveis de quarto infantil, conversamos com a arquiteta de interiores Paula Gambier, do escritório de Design e Arquitetura de Interiores Paula Gambier, na Vila Nova Conceição.
Nossa entrevistada também estudou desenho técnico, moda e perspectiva. É uma paulistana apaixonada por decoração e desenho desde pequena, quando exercitava a criatividade decorando as casas de bonecas feitas pelo pai, um engenheiro químico aficionado por maquetes.
Quais os móveis indispensáveis na composição de quartos infantis?
Na composição, priorize uma cama confortável e segura, um armário para organização das roupas, uma mesa ou bancada com cadeira para estudo e um móvel ou similar, de fácil acesso, para guardar os brinquedos.
Quais são as premissas para projetos infantis?
O básico é um espaço que atenda às necessidades dos pais e os sonhos das crianças. Conforto, praticidade e segurança são itens obrigatórios no projeto. Mas, é muito importante que o espaço tenha a cara da criança, seja um ambiente lúdico para estimular seu desenvolvimento e sua criatividade.
Quais são as solicitações mais frequentes das crianças atualmente?
A escrivaninha ou mesa de trabalho são quase unanimidades, junto com espaço para TV e videogame. Para as meninas, o sonho da penteadeira ainda reina.
Como fazer para “prolongar” o tempo de vigência do quarto?
Quando falamos em visão de longo prazo, é importante escolher móveis duráveis que acompanhem o crescimento das crianças e que possam ser aproveitados no futuro. Estruturas robustas e reforçadas são sempre bons investimentos.
Existem algumas armadilhas de móveis/peças para fugir?
A segurança é um fator primordial no projeto dos quartos infantis. Por isso, todo cuidado é necessário na escolha dos móveis. Evite pontas, quinas (as arredondadas são uma boa solução) e móveis com materiais cortantes, como alumínio, ou que se quebram com facilidade, como vidros. Outro ponto de atenção são os móveis onde a criança possa subir ou escalar, como cadeiras de rodinhas, por exemplo.