• Notícias
  • Detalhes

 

Os tecidos transformam e renovam a decoração dos ambientes. O inverno, por exemplo, pede tecidos que deixam a casa mais aconchegante e quentinha. As novidades podem ser aplicadas em sofás, poltronas, almofadas decorativas, pufês e cortinas. Conversamos com a equipe Donatelli, da Donatelli Tecidos, sobre tendências e dicas de como usar e investir em composições para deixar a casa muito mais bonita.


Quais os tecidos em alta?

Os tecidos que estão mais em alta são linhos (é sempre tempo de ter uma fibra natural em sofás, poltronas e almofadas, mas as pessoas precisam saber que, com o tempo e o uso, vai ficando um aspecto de mais velho e nem todo mundo quer), veludos (há várias apresentações, de sóbrio a brilhante, e ficam lindos em estofados, poltronas e cortinas, mas o cliente também precisa saber que as fibras marcam e arrepiam com o tempo); camurças (são as mais procuradas, especialmente para home theater, pela facilidade de manter, e ao mesmo tempo, oferecer um toque gostoso); jacquard (tecidos com a cara da vovó, mais grossos e coloridos, também se renovaram muito para revestir pufês e poltronas – existe uma bela gama de estampas florais, geométricas e listras) e tricot (charmoso e resistente, tem várias apresentações, como tranças e losangos, para usos como porta-travesseiros, colchas, almofadas e até poltronas).

Como estão as estampas/padronagens neste inverno? Quais as referências mais fortes?


O inverno vem cheio de xadrezes (um que agrada muito é o pied de poule), listras (com tamanhos variados) e tricot em cores mais básicas (bege, cinza, azul e cru).

Sempre sugerimos mesclas de estampas e tecidos, mas se a pessoa quiser manter-se fiel a um tecido, a própria gama de cores, permite usar tons sobre tons que são lindos.

O bege que era a base mais procurada está perdendo lugar para o cinza. O veludo verde garrafa também está muito procurado.

Quem não quer errar nas composições também tem escolhido peças com tecido Ikat (técnica antiga de tingimento), pois eles têm desenhos mais indefinidos e fica mais fácil de fazer.


O que há de melhor em sinônimo de inovação tecnológica?


Os tecidos de área externa evoluíram muito, como o Cool Color, que tem aspecto de linho grosso e toque de couro. A novidade é que ele pode ficar exposto ao sol que não esquenta. Além disso, é resistente a manchas de caneta e café, basta passar um pano úmido que sai.

 

Explique um pouco sobre como deve ser a escolha do tecido para almofada, sofá, poltrona, cadeira e parede: o que é importante observar, como coordenar para não errar (básico), no que vale ousar.


Almofadas - analise os elementos do ambiente e cores para fazer um coordenado. Por serem peças pequenas, permitem ousar, pois são fáceis de trocar, sem ter que alterar a decoração do ambiente.

Sofás, cadeiras e poltronas - o ideal é sempre escolher tons neutros para não errar e servir de base para tudo.


/body>