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Há 14 anos no segmento moveleiro, hoje o bate-papo é com a nossa executiva de vendas, Clarissa Lemos.

Quais são as suas inspirações na hora de criar um projeto?
Tento buscar o estilo do cliente, de acordo com as informações que ele traz para o briefing. Quanto mais informações, melhor.
 
Qual é a importância do vendedor/projetista na hora de reformar ou construir?
Total! Durante o desenvolvimento do projeto, podemos repensar o layout ou detalhes construtivos/decorativos para chegar ao melhor resultado estético final.
 
Quais projetos mais gostou de fazer?
Gosto de todos, mas quando há empatia e receptividade é ainda melhor e mais prazeroso.  
Como é trabalhar na Novaes Ferreira?
É uma responsabilidade grande, pois não existe um projeto igual ao outro, mas também um aprendizado diário. O entrosamento entre os diversos setores da empresa é uma característica, assim como a diretoria ser bastante acessível e participativa. Acredito que, nos dias atuais, este seja um grande diferencial no mercado.
 
Quais as principais tendências para esse ano?
Mix de estilos e ambientes com a personalidade do dono continuam sendo as grandes tendências da decoração de interiores. Não temos visto mais coisas muito "enlatadas". No geral, acho que a casa ficou mais descontraída, mesmo que seja sóbria, a maioria das pessoas quer curtir mais o seu espaço e, assim, faz da sua casa uma expressão do seu jeito de ser. O cinza continua em alta, com toques de cores mais descontraídas. As formas geométricas também aparecem em tecidos, revestimentos e papéis de parede.
 
Em quais cores os clientes devem apostar em 2016?
A Pantone sempre elege a "cor do ano”. Dessa vez, em decisão inédita, ela escolheu dois tons para representar 2016: a dupla Rose Quartz (um tipo de rosa) e Serenity (um tipo de azul claro) que dará o tom para muitas marcas e trabalhos. O Rose Quartz é um tom "persuasivo, porém gentil" e passa as ideias de ternura e discrição. Já o Serenity é "sem peso e aéreo", evocando sentimentos de pausa e relaxamento. A Pantone definiu as duas cores como tendência em resposta ao contexto de mundo moderno estressante. Os consumidores querem fugir disso, buscando bem-estar e paz mental. Assim, as duas cores, balanceadas, trarão conforto, tranquilidade e conexão com um senso de ordem e paz.
 
O que você indica em um projeto?
Seguir algumas regras básicas de ergonomia, respeitando medidas confortáveis de circulação. Para quem precisa colocar muita coisa em pouco espaço, o ideal é investir em uma marcenaria mais detalhada, mesmo que isso signifique um investimento maior, é melhor do que sacrificar conforto e funcionalidade.
Para a escolha das cores, em geral, digo aos meus clientes para apostarem em uma "base" neutra na decoração, porque costumamos enjoar da coloração que nos cerca no dia a dia. Isso não significa que tudo deva ser branco. Para algumas pessoas é difícil acreditar, mas o preto e o cinza podem ser tão neutros quanto o branco.

O que você não indica em um projeto?
Acho que fórmula pronta é problema. O cliente deve transferir o maior número de informações durante o desenvolvimento do projeto, pois tudo é relevante. Um detalhe que é super bacana para alguns, pode ser um monstro para outros (rs).  A definição do "projeto certo" está diretamente ligada ao uso do espaço pelo morador e isso inclui hobbies, rotinas da casa, gostos etc.

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