O TAPETE IDEAL
O tapete tem a função de delimitar corretamente os ambientes e organizar os espaços e é ideal para completar a decoração. Uma residência com tapetes de qualidade, além de aconchegante, fica extremamente charmosa e sofisticada. No entanto, alguns erros na hora da escolha pode comprometer o resultado final.
Confira as dicas da Arabesco Decor, parceira da Novaes Ferreira quando o assunto é tapetes, tecidos e almofadas. “Temos muito orgulho e responsabilidade ao associar nossa marca à Novaes Ferreira. Partilhamos dos mesmos princípios de gestão, seleção de produtos e qualidade em atendimento, por isso, formamos uma parceria de sucesso e duradoura”, afirma Sonia Perez, proprietária da Arabesco Decor.
O que levar em conta na hora da compra
Buscar harmonia entre as cores é uma palavra de ordem na decoração. Todavia, combinações muitos previsíveis devem ser evitadas. Coordenar exageradamente tapetes com objetos e quadros pode ser desastroso. Observe madeiras, metais, revestimentos e pisos; contrastes valem mais do que uniformização.
O maior cuidado é com o dimensionamento: o primeiro passo é definir corretamente as medidas. Medidas subdimensionadas encolhem e empobrecem os ambientes. Para não errar, opte por dimensões maiores que ampliam e valorizam.
Principais dicas
Tamanho
Em livings planos, abuse nas dimensões, vista completamente o ambiente, o tapete é o elemento fundamental para a organização espacial. Ele vai delimitar o living principal, o living auxiliar, o home e a sala de jantar, portanto, monte os ambientes sobre os tapetes, vestindo-os completamente.
Em ambientes divididos por nichos, cubra até metade da profundidade dos sofás, se possível, coloque as poltronas inteiramente sobre o tapete ou, no mínimo, invada o máximo o tapete, mantendo somente os pés traseiros fora.
Em salas de jantar, a regra é 70 cm de recuo para o arrasto das cadeiras. Caso não seja possível, no mínimo, mantenha 50 cm de recuo nas laterais e, se nas cabeceiras as cadeiras utilizadas tiverem braços, é imprescindível que o recuo seja de 50 cm para o conforto e a elegância do ambiente.
Formato
Prefira sempre tapetes retangulares ou quadrados. Evite (a não ser que tenha o suporte de um profissional de design) os formatos inusitados: feijão, meia lua, triangular, ameba, modular, etc. Também não é indicado tapete redondo sobre mesa redonda.
Texturas
São boas opções para comporem ambientes com muitas cores e estampas. Mas, cuidado para não deixar o ambiente rebuscado, eleja padronagens minimalistas. Evite as previsíveis gregas e os exagerados altos e baixos relevos. Invista nas texturas compostas por linhas orgânicas e geometrizados miúdos e simétricos.
O que está em alta
Os tapetes orientais contemporâneos. Hoje a Índia é o maior centro produtor de tapetes. As grandes manufaturas indianas, localizadas em Agra, Jaipur e Varandas aliadas às manufaturas nepalesas e tibetanas, estão muito alinhadas com tudo que se produz de melhor em design europeu.
Juntando a grande variedade de fibras têxteis: lã, algodão, seda natural, seda de bambu, palha de seda, hemp, viscose, agave e juta com a exímia técnica de tecer tapetes herdados dos nepaleses e o criativo design europeu, a produção contemporânea da Índia, sem dúvida, encanta públicos mais selecionados.
No entanto, a produção nacional de tapetes em nylon para customização de ambientes, assim como os tradicionais e requintados tapetes persas nunca saem de moda.