• Notícias
  • Detalhes

 



A SATISFAÇÃO DE TRABALHAR COM DESIGN DE INTERIORES

A designer de interiores Roberta Strehler Valente assina projetos que valorizam a arte, o design de mobiliário elegante e o conforto. 
Acompanhe o nosso bate-papo e confira algumas dicas valiosas.

Qual foi sua primeira ligação com design de interiores?
A arte em geral sempre esteve muito presente na minha vida. Aprendi com minha mãe, pianista, a apreciar o design nas suas diversas formas, seja na música, na estética, no conforto de uma sala, na beleza de uma mesa posta…

Por que você escolheu essa profissão?
Pelo imenso prazer de poder trabalhar com o que mais gosto de fazer: criar ambientes com personalidade, melhorando a vida das pessoas de alguma forma. A decoração de um lar não é superficial como muitos pensam; ela reflete o estado de espírito e a personalidade do morador e tem imenso impacto na vida das pessoas. Gosto de fazer parte disso.

Qual seu estilo atual, o que gosta e o que evita colocar nos projetos?
O meu estilo hoje é contemporâneo, gosto dessa liberdade de mesclar o clássico com peças vintage ou modernistas. Prezo muito o conforto, a praticidade das coisas e as tecnologias que facilitam (e não complicam) nossa vida. Procuro descobrir o que é essencial para o cliente e trabalhar o projeto em cima disso.

O que você sugere para quem quer deixar a casa vibrante, chique e elegante?
Pense em: espelhos que dêem amplitude e brilho; iluminação aconchegante com abajures charmosos (atenção: lâmpadas brancas nem pensar!); almofadas com texturas finas e diferentes; e flores sempre naturais. Acima de tudo: valorize objetos que digam quem você é e mantenha apenas aqueles que te tragam imenso prazer. Compre apenas o que você ama e traga essa energia boa pra casa. 

Quando a pessoa cansa do décor, você sugere uma mudança radical ou aos poucos? Dê algumas dicas para ajudar na execução.  
O primeiro passo para a mudança deve ser um bom projeto! No papel tudo é possível e cada detalhe deve ser visto e revisto, avaliado no seu dia-a-dia e pesquisado. A partir de um projeto do todo, você terá total liberdade para executar no tempo em que sua rotina e seu budget permitirem. Minha dica é começar sempre no planejamento da marcenaria, pois dela parte tudo: o layout, o estilo, as texturas, as funções…

Você pode contar alguma experiência positiva com a Novaes Ferreira?
A Novaes Ferreira esteve presente em meus projetos mais queridos! Pude atender clientes que prezavam muito a qualidade e a originalidade de desenhos exclusivos. Em especial, um apartamento onde instalamos um painel complicadíssimo que desenhei! Envolvia portas, canaletas para quadros, aparador, espelhos, porta social de grande formato e impacto! Havia uma grande chance de dar problemas na execução e tudo correu muito bem, devido a atenção e o cuidado da equipe.

Como você avalia a importância dos móveis no décor?
Os móveis são tudo no décor. São beleza e função juntos e devem ser pensados como itens de primeira necessidade, entregando qualidade para atender seu uso diário.

/body>