Túlio Vidal |
PROJETO RESTAURANTE CORPORATIVO
Ao projetar um restaurante corporativo, arquitetos tentam transformar o local onde, diariamente, funcionários param para comer e conversar com os colegas em um ambiente mais agradável possível. Afinal, além de alimentar-se bem, todos merecem apreciar a arquitetura e a decoração.
Conversamos com Lais Marques, Simone Caviquioli e Angeline Tormena, da Camato Projetos, sobre o projeto do restaurante da empresa Porto Seguro, feito com a Novaes Ferreira. Os desafios nos restaurantes corporativos são sempre unir beleza, conforto, durabilidade (trata-se de um ambiente que requer limpeza contínua) e ergonomia.
Este projeto envolveu uma cozinha de 280m² (pode servir 1.200 refeições e eventos) e espaços complementares de 245m², um restaurante com capacidade para mais de 400 pessoas no almoço e 100 no happy hour.
Proposta do projeto
Por estar localizado em um dos bairros mais antigos da capital, em Campos Elíseos, e pela Porto Seguro querer alinhar seus espaços às premissas de revitalização do centro de São Paulo, propusemos um conceito de restaurante urbano e aconchegante.
Partimos do zero, equilibrando materiais de acabamento modernos, móveis super confortáveis de design assinado, mobiliário planejado de qualidade e itens decorativos muito elegantes.
Pontos fortes
Empregamos a lâmina porcelânica (material permitido pela Vigilância Sanitária com acabamento idêntico ao aço corten) em vários detalhes do projeto. Os balcões com as pistas para refeição quente ou fria com a assinatura da Novaes Ferreira são muito sofisticados e resistentes.
Para complementar o ambiente, escolhemos algumas luminárias laranja e tecidos. Na iluminação da estante e da parede de vidro, usamos o sistema RGB que proporciona cenários diferentes de acordo com a época do ano ou para ambientar as festas que ocorrerem no espaço.
Diferenciais
Certamente é o vidro entre a cozinha e o salão, que permite ao público visualizar o preparo dos alimentos enquanto se serve nas ilhas quentes e frias sem a formação de filas.
Parceria com a Novaes
A Novaes Ferreira ficou responsável por todo mobiliário, mantendo-se fiel ao projeto com o mesmo cuidado e acabamento de sempre. O trabalho fluiu muito bem - desde a aprovação dos desenhos técnicos, passando pela medição, até a entrega e a instalação nos padrões de excelência da empresa.