PAPEL DE PAREDE – TRANSFORME A SUA CASA
O papel de parede veio para ficar na ambientação de interiores, conferindo sofisticação e elegância. Liso ou estampado, ele tem o poder de transformar o ambiente.
A equipe Novaes Ferreira conversou com Humberto Juruvicius, diretor comercial da Decora Ambientes, que dá dicas para a hora de escolher o material.
Função
O papel de parede deixou de ser apenas um destaque e assumiu a função de integrar elementos soltos, principalmente da marcenaria, vestindo paredes e compondo com todos elementos decorativos do ambiente.
Estilos
Atualmente, a composição dos papéis de parede de alta qualidade apresentam zero de papel, pois trazem vinil em uma base de TNT. Nesse grupo, existem três subtipos: o liso, o expandido e o flocado.
Há também os papéis diferenciados, como a Mica (composta de cristais), o metalizado, o aveludado e os em tecido (como a seda).
O que levar em conta na hora de escolher
Primeiramente, a qualidade do papel, depois a viabilidade dele frente aos outros elementos decorativos, e claro, a certeza quanto à qualidade da instalação (fator-chave para conseguir o resultado esperado).
Dicas para não errar na escolha
Peça orientação a um profissional especializado (ele vai ajudá-lo a escolher certo e de acordo com o seu gosto); Não deixe o papel de parede sobressair (a não ser em uma parede de destaque);
Ouse no lavabo e hall de entrada (ambientes de rápida passagem).
Ambientes
Toda casa pode ter papéis de parede! Eles cumprem várias funções, inclusive a de substituir a pintura - não necessitam de manutenção no prazo de dez anos, são laváveis, disfarçam imperfeições,
melhoram o conforto termoacústico e trazem beleza aos ambientes. Há ressalvas apenas para as áreas próximas ao box (devido ao vapor) e ogão (devido a gordura). Do mais, use e abuse.