• Notícias
  • Detalhes

 



VISÃO SOBRE ARQUITETURA POR RENATA KAMARA

A arquiteta Renata Kamara, proprietária do Estúdio R K Arquitetura, conversou com a Novaes Ferreira sobre sua profissão, suas experiências e seus desafios na carreira.
 
O que foi determinante para você escolher a profissão?
Cresci no meio da arte e sempre me identifiquei com este contexto. Minha avó era pintora e meu avô carpinteiro. Eu morava muito perto deles e passei minha infância toda brincando de pintar, desenhar, colar...
 
Quais são as qualidades indispensáveis para ser um bom arquiteto?
É preciso ter alma de artista, espírito de liderança e psicologia para respeitar os desejos e as decisões do cliente.
 
Como você define seu estilo, sua linguagem arquitetônica?
Adoro as soluções do modernismo como formas geométricas puras e definidas, panos de vidro contínuos, integração da arquitetura com o entorno e outras plásticas, mas busco sempre trazer a personalidade do cliente para cada projeto.
 
Qual dos projetos realizados até hoje foi o mais desafiador?
O trabalho com uma empresa de cenografia que necessitava de um arquiteto com experiência em obra para executar a esquina da MPB do Bar Brahma na Avenida Ipiranga com a Avenida São João. Entrei em um mundo totalmente novo e cheio de particularidades. Aprendi muito e fiquei completamente esgotada para a casa inaugurar. Deu certo, tão certo que acabei prestando outros serviços para o grupo.
 
Qual o pedido mais inusitado de um cliente?
Não sei se foi um pedido inusitado, mas marcante, com certeza. Reformei um apartamento para um casal e, na primeira reunião, o cliente disse: “Quero um ambiente contemporâneo, mas nada do que vejo por aí. Vou ao apartamento dos meus amigos e é tudo igual.” No meu íntimo, busquei algo que seria o diferencial. Como o pé direito era duplo e o mezanino acabaria por ser uma solução comum, inclinei o teto e projetei uma tesoura. Levei a sensação de casa para o apartamento.
 
O que mudou na arquitetura de umas décadas para os dias atuais?
De certa forma, a sustentabilidade trouxe de volta o ato de projetar consciente e também abriu novos horizontes no mercado de trabalho, como adequação (retrofits) de edificações existentes.
 
Quais tendências você poderia apontar para os próximos 10 anos?
O conceito industrial com seus espaços amplos e integrados, marcados por revestimentos naturais, tudo para criar um ambiente cosmopolita e confortável.
Mais sustentabilidade e menos desperdício. Tecnologia aliada ao design. Impressão 3D. A automação evoluindo para facilitar o dia a dia das pessoas e a nanotecnologia que promete tornar as coisas mais leves e mais resistentes.
 
Como conheceu a Novaes Ferreira?
Conheci a Novaes Ferreira por meio de um casal cliente, executamos o projeto com eles e o resultado foi primoroso. Além de excelente qualidade, acabamento e custo-benefício, é uma empresa que está sempre atenta às necessidades do cliente. 

/body>