• Notícias
  • Detalhes

 


Viviane Friedemann

Katia Llaneli

 
Planejar e decorar o quarto dos filhos de clientes faz parte do dia a dia das sócias Viviane Friedemann e Kátia Llaneli, do escritório Llaneli e Friedemann Design de Interiores, parceiras da Novaes Ferreira. Além da profissão, elas têm outra paixão: os filhos. Com a proximidade do Dia das Mães, a Novaes Ferreira  conversou com as duas profissionais e faz uma homenagem a todas as mamães, em especial, às mães arquitetas e designers de interiores.
 
Viviane Friedemann, designer de interiores


Estilo de ser mãe
“Adoro ser mãe! Sou uma mãe amiga, companheira, faço tudo com minha filha Victoria, de 15 anos. Modéstia a parte (rsrsrs..) é uma moça linda!!! Também conversamos muito sobre tudo, não tem nenhum assunto proibido entre nós.
 
Desafios
“É muito importante saber aceitar aquilo que não posso mudar. A Vic tem uma personalidade forte e sabe muito bem o que quer. Temos que entender que criamos um filho para o mundo e não pra nós, nem para ser nossa imagem e semelhança. Também não podemos querer nos realizar por intermédio deles, esse é um erro muito comum entre os pais. Acredito que os maiores desafios são respeitar suas escolhas e dosar a liberdade de cada fase. Orientar sem proibir, conversar sem brigar... Na adolescência, isso é quase um milagre!”
 
Mãe arquiteta
Adoro mudanças e sou super detalhista. Por trabalhar com decoração, estou sempre antenada nas tendências, por isso, minha casa reflete bem o meu trabalho.  
 
Planejando a casa
A Victoria sempre teve o quarto dela e acredito que ter o próprio espaço é muito importante. Hoje, já com 15 anos, percebo que apesar de ter TV no quarto, ela gosta de ficar na sala com a gente para assistir um jornal ou um filme. Apesar de ter um local para estudar no quarto dela, muitas vezes, prefere ficar no escritório da casa, onde eu e meu marido ficamos... Então chego à conclusão que, ao contrário do que muitos pais pensam, ter o próprio espaço não é o que afasta um filho da convivência familiar, tudo vai depender do tipo de relacionamento que existe entre pais e filhos.
 
Influências no trabalho
Procuro usar minha experiência com todas as fases (bebê, criança e adolescência) para desenvolver meus projetos, priorizando sempre as necessidades e solicitações do cliente. Afinal, cada um tem uma forma de viver, morar e educar seus filhos que deve sempre ser respeitada.
 
Momento marcante da relação mãe x filha
São tantos momentos que fica difícil eleger apenas um... O nascimento da Vic foi inesquecível, assim como, os primeiros passos, as primeiras palavras, o primeiro dia na escola, o primeiro cabeleireiro juntas, a primeira balada, o primeiro salto... Poderia ficar horas descrevendo momentos marcantes! Foi delicioso falar da nossa relação e recordar tudo isso durante essa entrevista. Falar dos filhos é sempre prazeroso...
 
Kátia Llaneli, arquiteta e designer de interiores
 
Estilo de ser mãe
“Sou uma mãe carinhosa, cuidadosa, atenta aos filhos e flexível. Tenho a Beatriz, de 6 anos, e o Rafael, de 5 anos (diferença de apenas dez meses de um para o outro). Adotamos a Bia, que é um “ presente de Deus em nossas vidas”, porque tínhamos dificuldade para engravidar e, na sequência, engravidei do Rafa! Felicidade imensurável!
 
Desafios
“O maior desafio é conciliar o binômio maternidade x carreira. Fui criada dentro do modelo de que a mulher tem de trabalhar. Portanto, tenho a identidade forte de trabalho. Tento priorizar a qualidade do tempo que eu me dedico às crianças e não a quantidade. Uma das medidas é desligar o celular quando chego em casa para  ficar full time com eles!!!”
 
Mãe arquiteta
“Estou sempre promovendo alterações em casa, agora mesmo acabamos de executar uns painéis grafitados no dormitório do Rafa! Estamos também repintando algumas áreas já que as crianças são pequenas e danificam muitas as paredes. Considero-me uma mãe cuidadosa e detalhista e tento contradizer aquele velho ditado: “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”. 
 
Planejando a casa
“Sobre projetar o espaço da minha casa dedicada aos filhos, estou satisfeita com os resultados sim! Apesar de mais de vinte anos de carreira, constantemente aprendemos muito com os nossos clientes: seja uma forma diferenciada de armazenar os brinquedos ou uma preocupação com o book case de fácil acesso para as crianças.”
 
Influências no trabalho
A maternidade nos torna seres humanos melhores. Temos que nos doar muito, abdicar. Para mim, o título do célebre livro de Adele Faber e Elaine Mazlish é perfeito: “Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar". Peço sempre para Deus ajudar-me a praticar isso no meu dia-a-dia... Além do aprendizado da resiliência.
 
Momento marcante mãe x filhos
Um momento marcante com o Rafa foi a primeira vez que ele quis orar sozinho antes de dormir e agradeceu as coisas significativas, como os amigos, a comida, etc.  Já o momento tocante com a Bia foi quando ela disse para uma amiga minha, pela primeira vez, que não nasceu da minha barriga, mas que eu logo estava com ela assim que nasceu. A pausa para essa reflexão foi agradabilíssima, nutriu o meu coração de sentimentos bons! Muito obrigada pela oportunidade e parabenizo a equipe pela excelente iniciativa!

/body>